quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Artigo de opinião publicado no jornal Notícias do dia, 21 de agosto de 2013 por Eliana Ap. de Quadra Corrêa.




Ser Professor é...

 Autora: Eliana Aparecida de Quadra Corrêa

Ao refletir primeiramente sobre escola vê-se que esta é um ambiente que tem como essência à aprendizagem, o conhecimento científico, para a formação do indivíduo, aprendendo, refletindo e ampliando a sua visão de mundo. E é nesse espaço que se encontra o professor, o grande agente do processo educacional. A alma de qualquer instituição de ensino. E com ele deve-se andar junto o uso da Pedagogia do Amor, para que ocorra a tão almejada educação para a vida.

Verifica-se que ser professor é ter interação com a dificuldade e com a facilidade de seus alunos. E construir com eles o conhecimento. É ensinar a autonomia, o espírito crítico, à participação, à cumplicidade e é ter a capacidade de auxiliar seus alunos em seus objetivos.
Observa-se que para ser professor é necessário ter além da graduação, pois professor é aquele que se atualiza e se aperfeiçoa sempre. Busca conhecimento, entende desde a sua matéria até assuntos transversais, da psicologia até ética, projetos, amor e família. E principalmente professor é aquele que conhece o seu aluno para melhor orientá-lo.

Ser professor é também saber discutir o essencial. É ter sua aula planejada e acreditar no que diz, ter convicção em seus ensinamentos para que seus alunos acreditem e se sintam envolvidos. Assim o professor deixa de ser o repassador para ser o orientador, que desenvolva e estimula as habilidades de seus alunos.

Verifica-se que o professor é ser docente, integrante primordial de uma escola, que deve ser participativo com o todo docente no processo de elaboração da proposta pedagógica, desde os objetivos até as metas a serem alcançados com os seus alunos.

Além disso, ser professor é ser contador de histórias, que semeia a magia do livro, instiga a curiosidade do aluno e o incentiva ao gosto e ao prazer da leitura. O professor é o exemplo, um professor leitor saberá conduzir seus alunos a serem leitores também.

Tem-se também, o professor de várias linhas pedagógicas, desde o tradicional até o dialético, mas cada um reflete a mesma finalidade que é o professor que educa, transmite conhecimentos, aprende com o aluno e valoriza o processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, ser professor não é ser apenas um mero repassador de conteúdos e sim o professor educador que busca construir, que conheça o universo do educando, que desenvolva a autonomia, que demonstre entusiasmo e que conduza com responsabilidade o crescimento humano e a formação de cidadãos, lembrando que educar é também transmitir amor.


Nenhum comentário: