No dia 05 de novembro de 2012 foi comemorado o
dia da cultura com o lançamento do livro Degustação Poética da
editora Dialogar pela escola E.E.B. Professora Jandira D’ávila com
a presença de poetas integrantes da confraria do Escritor.
O livro “Degustação Poética” foi
elaborado através de uma antologia escrita por alunos poetas do
Ensino Médio Noturno da EEB. Professora Jandira D’Ávila,
localizada no bairro Aventureiro em Joinville, Santa Catarina. Esta
produção nasceu da necessidade de proporcionar espaços de
sensibilização à arte poética, principalmente a escrita local,
valorizando o trabalho de ourives que nossos poetas joinvilenses
apresentam em seus poemas.
Na busca de proporcionar aos alunos do
Ensino Médio espaços de incentivos à leitura e valorização de
poesias de poetas joinvilenses, fez-se necessário um estudo mais
aprofundado das poesias locais e seus diversos tipos de expressão
para que os estimulassem a ler e se deliciar com os poemas de forma
prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul
Machado “[...] incentivar o gosto pela leitura também significa
criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então,
realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou
imaginadas[...]” (72).
Conforme proposta também se notou a
importância de instigar nos educandos a criatividade e habilidades
(escrita, ilustração, declamação, música, tecnologia) assim
promovendo momentos que auxiliassem no processo educacional de
transformação social, o de respeito mútuo e de prazer em aprender.
Pois, como diz José Saramago “Em vez de ouvirem os escritores em
busca de respostas sobre o que somos, as pessoas precisam ouvir umas
às outras, porque nós autores, não somos mais que meros
trabalhadores de palavras”.
Para tanto se propôs à construção
do livro “Degustação poética”, com o intuito de promover no
ambiente escolar um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e
recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela
poesia.
Organizadoras: Ana Lucia Grossl
Eliana Aparecida de Quadra Corrêa
Maria Aparecida de Medeiros Walter
Adriana Dias Pereira Bouduan
=====
Museu
humano
Sendo
eu um péssimo contador de história
Irei
soltar-lhe meu desabafo como uma crônica
Mas
tentando entornar em poemas sem rimas.
Para
os curiosos que querem me ignorar fisicamente
Sou
um velho cujos cabelos brancos revelam meu cansaço
E
minhas fundas olheiras, demonstrando minha vasta visão
Sendo
assim caro amigo, imagine como um museu da vida.
Podia
assim contar-lhes histórias infantis,
De
grandes heróis, vulgos eternos ídolos,
Nos
quais minhas inocentes crianças
Os
veem como seus mentores.
Mas
não sendo eu um cronista
Irei
contar-lhe minha decepção.
Como
tal dito um bêbado
Ou
um velho na qual imaginação
Não
foi usada quando criança.
Então,
já que se empenha a ouvir-me
puxe
uma velha cadeira,
Sente-se
ao meu lado
E
ouça tudo o que tenho a lhe contar.
Alunos
Poetas: Ana Carolina Toso de Abreu Mendes
Caroline
Bueno
Jonata
Marcel Mendes
Leonardo
Santana de Oliveira
Luiz
Paulo Mezzalira
William
Danrlei Fernandes.
**************
CONVITE
E.E.B.
PROFESSORA JANDIRA D’ÁVILA CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO
DEGUSTAÇÃO
POÉTICA
DOS
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO
O
quê? Lançamento do livro Degustação Poética
Editora:
Dialogar
Organizadoras: Ana
Lucia Grossl
Eliana
Aparecida de Quadra Corrêa
Maria
Aparecida de Medeiros Walter
Adriana
Dias Pereira Bouduan
Autores:
Alunos do Ensino Médio noturno
Onde?:
E.E.Básica Professora Jandira D'Ávila
(Rua
Emílio Landmann, 100 bairro Aventureiro)
Quando?:
05 de novembro de 2012
Horário?:
19:30
Fone:
34675048
*********************
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª JANDIRA D´ÁVILA.
PROFESSORAS: ADRIANA DIAS PEREIRA BOUDUAN
ANA
LÚCIA GROSSL
ELIANA
APARECIDA DE QUADRA CORRÊA.
MARIA
APARECIDA DE MEDEIROS WALTER
PÚBLICO ALVO: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno ANO: AGOSTO 2012
PROJETO: LEITURA X LITERATURA
TÍTULO: DEGUSTAÇÃO POÉTICA
TEMA: Está voltado ao incentivo à leitura e o gosto pela poesia joinvilense e a escrita poética.
JUSTIFICATIVA
E FUNDAMENTAÇÃO:
Na busca de proporcionar aos alunos do Ensino Médio espaços de incentivos à leitura e valorização de poesias de poetas joinvilenses, faz-se necessário um estudo mais aprofundado das poesias locais e seus diversos tipos de expressão para que os estimulem a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “... incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas...” (72).
Na busca de proporcionar aos alunos do Ensino Médio espaços de incentivos à leitura e valorização de poesias de poetas joinvilenses, faz-se necessário um estudo mais aprofundado das poesias locais e seus diversos tipos de expressão para que os estimulem a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “... incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas...” (72).
Conforme
proposta também nota-se a importância de instigar nos educandos a
criatividade e habilidades (escrita, ilustração, declamação,
música, tecnologia) assim promovendo momentos que auxiliem no
processo educacional de transformação social, o de respeito mútuo
e de prazer em aprender. Pois, como diz José Saramago “Em vez de
ouvirem os escritores em busca de respostas sobre o que somos, as
pessoas precisam ouvir umas às outras, porque nós autores, não
somos mais que meros trabalhadores de palavras.
Para
tanto propõe-se o projeto “Degustação poética”, com o intuito
de promover um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e
recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela
poesia.
OBJETIVO GERAL:
- Proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela poesia.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Conhecer os poetas joinvilenses e seus poemas;
- Ouvir poemas declamados;
- Ler poemas;
- Refletir sobre o conteúdo de alguns poemas;
- Escrever poemas;
- Realizar sarau;
- Conhecer poeta joinvilense;
- Conhecer os poetas joinvilenses e seus poemas;
- Ouvir poemas declamados;
- Ler poemas;
- Refletir sobre o conteúdo de alguns poemas;
- Escrever poemas;
- Realizar sarau;
- Conhecer poeta joinvilense;
-
Escrever poemas de autoria;
-
Promover noite de autógrafos.
METODOLOGIA:
- Mês agosto e setembro para trabalhar com o projeto.
- Estudo dos poetas joinvilense através de dinâmica.
- Reflexão de alguns poemas.
- Leitura de poemas.
- Ouvir poemas declamados.
METODOLOGIA:
- Mês agosto e setembro para trabalhar com o projeto.
- Estudo dos poetas joinvilense através de dinâmica.
- Reflexão de alguns poemas.
- Leitura de poemas.
- Ouvir poemas declamados.
-
Organizar apresentações e ensaios de poemas de poetas joinvilenses
e de autoria dos alunos.
- Dinâmica para inspirar a escrever poema.
- Publicar um livro de poemas com a editora Dialogar.
- Dinâmica para inspirar a escrever poema.
- Publicar um livro de poemas com a editora Dialogar.
-
Apresentar Sarau dos alunos/poetas em noite de autógrafos com
presença de poetas joinvilenses para prestigiar o evento na
escola.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rita de Cássia. Pele Submersa. Florianópolis, UFSC, 2005.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rita de Cássia. Pele Submersa. Florianópolis, UFSC, 2005.
ALVES,
Rita de Cássia. Ensaio
de Pérolas.
Itajaí: Fundação Cultural de Itajaí, 2004.
AMORIM,
Luis Carlos. Nação
poesia.
Florianópolis: Edições da Ilha, 2004.
COUTINHO,
Rosa de Miranda. Na real poesia e sociedade. Joinville: Clube dos
escritores, 2011.
FREITAS,
Dúnia de. À
beira de mum na madrugada azul.
Joinville: Letradágua, 2004.
GELBCKE,
Wilson. Receita
para o amor.
Joinville: Letradágua, 2005.
MALSCHITZKY,
Donald. Descabelada
cabeça de vento acaricia o ar. E ele suspira.
Joinville: Ipê, 1993.
OLIVEIRA, Caco. Cardume de nuvens. Joinville, Letradágua: 2008.
OLIVEIRA, Caco. Cardume de nuvens. Joinville, Letradágua: 2008.
CUNHA,
Rubens da. Campo
avesso.
Joinville: Letradágua, 2001.
RAMOS,
Mila. Maria-sem-vergonha.
Joinville: Movimento e Arte, 2001.
SANDRONI,
Laura C.; Machado Luiz Raul (org.). A
Criança e o Livro: Guia Prático de Estímulo à Leitura. 2ª
ed. São Paulo: Ática, 1987.
SILVA,
Marinaldo de Silva e. O
beijo de Mephisto.
Joinville, Letradágua, 2002.
VASQUES,
Marco. E SCHEFFEL, Marcos Vinícius.org. Poesia
para gostar de ler poesia. Joinville:
Letradágua, 2009.
Semeador de verbos
Dúnia de Freitas
No semeadouro de
verbos
A safra é pretexto
para colher palavras.
A regra é o
silêncio.
Se o poeta quer
versos, a vida decide inverso.
O poeta rouba a
madrugada.
Escreve, apaga,
reescreve, insiste, e a raiz do poema
Brota.
Nascem flores na
retina.
ROTEIRO DE
ATIVIDADES
1º APRESENTAR A
PROPOSTA DO PROJETO PARA A TURMA E LER ALGUNS POEMAS DE POETAS
JOINVILENSES.
2º APRESENTAR DOIS
BLOGS E 2 SITES NA SALA DE INFORMÁTICA DE POETAS JOINVILENSES PARA
VERIFICAR ESTA PRODUÇÃO VIRTUAL.
http://casadeparagens.blogspot.com.br/
Rubens da Cunha
fiosdeagora.blogspot.com/
Rita de Cássia Alves
3º DIVIDIR 5
EQUIPES: LEITURA DOS POEMAS DE POETAS JOINVILENSES (LIVROS DA
BIBLIOTECA PÚBLICA).
4º MOMENTO DE
REFLEXÃO SOBRE OS POEMAS LIDOS.
5º DINÂMICA PARA A
PRODUÇÃO DE POEMAS DE AUTORIA EM EQUIPE (5 EQUIPES POR SALA)
6º DIGITAR OS
POEMAS NA SALA DE INFORMÁTICA.
7º ENSAIAR OS
POEMAS DE AUTORIA E UM DE UM POETA JOINVILENSE PARA APRESENTAR.
(APRESENTAÇÃO DIVERSA)
8º APRESENTAÇÃO
EM NOITE CULTURAL ENVOLVENDO ALUNOS POETAS, COMUNIDADE ESCOLAR E
FAMILIAR E POETAS CONVIDADOS.
- APRESENTAÇÕES
DOS POEMAS
- FALA DOS POETAS
- MOMENTO DE
AUTÓGRAFOS DOS LIVROS DOS ALUNOS (CONVERSADO COM O PROFESSOR JHONY
PARA OS POEMAS SEREM PUBLICADOS EM UM LIVRO PELA EDITORA DIALOGAR E
ADQUIRIDOS PELOS ALUNOS NA NOITE CULTURAL DE AUTÓGRAFOS)
- LANCHE
COMUNITÁRIO.
DINÂMICA DA
PRODUÇÃO DOS POEMAS
- ESCOLHA DE UM
LIVRO DE POEMAS DOS ESCRITORES JOINVILENSES.
- CADA UM DA EQUIPE
ESCOLHERÁ 2 PALAVRAS PARA REPRESENTAR O LIVRO, QUE LHE CHAMOU A
ATENÇÃO.
- CONVERSA NO GRUPO
DO PORQUÊ DE SUA ESCOLHA.
- DE TODAS AS
ESCOLHAS SERÁ ESCOLHIDA UMA PALAVRA QUE SERÁ O TEMA DO SEU POEMA.
- AS DEMAIS PALAVRAS
PODERÃO SER UTILIZADAS NA ESCRITA DO POEMA DE AUTORIA.
- ENTREGAR OS POEMAS
COM AS PALAVRAS ESCOLHIDAS E O NOME DO LIVRO E DO POETA ESCOLHIDO.
***********************
TEXTO PUBLICADO NO JORNAL A NOTÍCIA - PROJETOS QUE PROMOVEM À LEITURA NAS ESCOLAS DE JOINVILLE
17
de julho de 2012. | N° 1557
EDUCAÇÃO
Aulas
terminam com muita arte
Alunos
da Escola Jandira D’Ávila promoveram ontem Tarde Cultural
Para
comemorar o encerramento do semestre letivo e homenagear a literatura
brasileira, a Escola Estadual Jandira D’Ávila, no bairro
Aventureiro, em Joinville, promoveu ontem a Tarde Cultural. O evento
contou com a participação de cerca de 200 alunos do ensino médio,
que recitaram poesias, contaram histórias, fizeram jogral de
crônicas, interpretaram clássicos da música e encenaram peças de
teatro.
Uma das peças encenadas foi “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado. A estudante do 2º ano, Aline de Jesus, interpretou a personagem do Pirata Perna de Pau. “ Foi uma experiência nova, bem boa. Uma aprendizagem de inovação”, diz. A estudante conta também que aprendeu com a interpretação “que não é ser sempre o bonzinho da história, o personagem mau também tem uma lição.”
A peça foi dirigida por um ex-aluno da escola, o estudante de artes cênicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) Carlos Eduardo Prado. Ele conta que veio apenas para dirigir “Pluft, o Fantasminha”, mas acabou se envolvendo ainda mais com o projeto, tamanha a empolgação dos estudantes. “Os alunos foram super empenhados, ensaiaram durante as aulas e fora do horário”, relata.
Os trabalhos apresentados aos pais, professores, ex-alunos e a parte da equipe da Gerência da Educação, são resultado do Ensino Médio Inovador, programa que oferece atividades de cultura e esporte duas vezes por semana aos estudantes. O diretor da escola, Alcinei da Costa Cabral, explica que cada aluno participa de uma atividade cultural e esportiva. “É um estímulo a para que eles não abandonem a escola”, declara.
A professora de língua portuguesa e literatura, Ana Lucia Grossl, diz que fica feliz ao ver os alunos gostarem de poetas como os de Carlos Drummond de Andrade. “Como o ensino médio trabalha muito a literatura, a gente achou um meio de atraí-los para ela”, conta. De acordo com a orientadora de leitura, Edna Polanczyk, o projeto está dando certo, já que a biblioteca da escola “nunca esteve tão cheia.”
Uma das peças encenadas foi “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado. A estudante do 2º ano, Aline de Jesus, interpretou a personagem do Pirata Perna de Pau. “ Foi uma experiência nova, bem boa. Uma aprendizagem de inovação”, diz. A estudante conta também que aprendeu com a interpretação “que não é ser sempre o bonzinho da história, o personagem mau também tem uma lição.”
A peça foi dirigida por um ex-aluno da escola, o estudante de artes cênicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) Carlos Eduardo Prado. Ele conta que veio apenas para dirigir “Pluft, o Fantasminha”, mas acabou se envolvendo ainda mais com o projeto, tamanha a empolgação dos estudantes. “Os alunos foram super empenhados, ensaiaram durante as aulas e fora do horário”, relata.
Os trabalhos apresentados aos pais, professores, ex-alunos e a parte da equipe da Gerência da Educação, são resultado do Ensino Médio Inovador, programa que oferece atividades de cultura e esporte duas vezes por semana aos estudantes. O diretor da escola, Alcinei da Costa Cabral, explica que cada aluno participa de uma atividade cultural e esportiva. “É um estímulo a para que eles não abandonem a escola”, declara.
A professora de língua portuguesa e literatura, Ana Lucia Grossl, diz que fica feliz ao ver os alunos gostarem de poetas como os de Carlos Drummond de Andrade. “Como o ensino médio trabalha muito a literatura, a gente achou um meio de atraí-los para ela”, conta. De acordo com a orientadora de leitura, Edna Polanczyk, o projeto está dando certo, já que a biblioteca da escola “nunca esteve tão cheia.”
************
LANÇAMENTO DA CAIXA LITERÁRIA DA EM NAVARRO LINS
PARTICIAÇÃO DA NARIZINHO.
DIA: 18 DE MARÇO DE 2010
**************
Lançamento da sacola literária da EMDR. Hans Dieter Schmidt-Sede
Participação Narizinho
-.-.-.-.-.-.-.-.-
LANÇAMENTO DA CAIXA LITERÁRIA DA EM NAVARRO LINS
PARTICIAÇÃO DA NARIZINHO.
DIA: 18 DE MARÇO DE 2010
**************
Lançamento da sacola literária da EMDR. Hans Dieter Schmidt-Sede
Participação Narizinho
22/03/2010
-.-.-.-.-.-.-.-.-
PROJETO: GOSTAR DE POESIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª JANDIRA D´ÁVILA.
PROFESSORA: ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA.
ANO: AGOSTO 2009
PÚBLICO ALVO: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno
PROJETO: LEITURA X LITERATURA
TÍTULO: O GOSTAR DE POESIA
TEMA: Está voltado ao incentivo à leitura e o gosto pela poesia.
JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO:
A leitura e gosto pelas poesias têm-se mostrado pelos alunos do ensino médio uma atividade sem prazer e interesse. Por isso se faz necessário m estudo mais aprofundado das poesias e seus diversos tipos de expressão para que estimule-os a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “... incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas...” (72).
Para tanto propõe-se o projeto “O Gostar de Poesias”, com intuito de promover um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela poesia .
OBJETIVO GERAL:
- Proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela poesia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer os diversos tipos de poesia;
- Estudar a poesia através da história;
- Ouvir poemas declamados;
- Ler poemas;
- Refletir sobre o conteúdo de alguns poemas;
- Escrever poemas;
- Escrever biografia;
- Escrever resenha;
- Expor trabalho.
- Participar de sarau;
- Conhecer poeta;
- Assistir peças de teatro;
- Visitar a Biblioteca Pública.
METODOLOGIA:
- Mês agosto para trabalhar com o projeto.
- Estudo dos diversos tipos de poemas.
- Estudo do histórico da poesia.
- Reflexão de alguns poemas
- Lembrar e discutir sobre o teatro Smoked love.
- Leitura de poemas.
- Ouvir poemas declamados.
- Dinâmica para inspirar a escrever poema.
- Escrever biografia.
- Escrever resenha.
- Ir ao Sarau da biblioteca pública.
- Participar da noite de autógrafo do poeta Marinaldo de Silva e Silva.
- Expor trabalho para a escola e na biblioteca pública.
REFERÊNCIAS
________. Bebês, crianças pequenas e livros. Jornal da Alfabetizadora.
SANDRONI, Laura C.; Machado Luiz Raul (org.). A Criança e o Livro: Guia Prático de Estímulo à Leitura. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987.
*********
PROJETO: O SABOR DA LEITURA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
O SABOR DA LEITURA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
EEE. Profª Jandira D’Ávila
PROFESSORA:
ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA
EEE. Profª Jandira D’Ávila
PROFESSORA:
ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA
• OBJETIVO
• Proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela literatura.
• PÚBLICO ALVO:
• 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno
• PROCEDIMENTOS
1º passo: conversar sobre a proposta de estudo de obras clássicas da literatura com o uso da tecnologia .
1º passo: conversar sobre a proposta de estudo de obras clássicas da literatura com o uso da tecnologia .
• 2º passo: Na sala de informática pesquisar primeiro o site NUPILL conhecê-lo.
• 3º passo: Conhecer o Cd sobre Machado de Assis no Datashow com o conto lido.
• 4º passo: Ler o livro Dom Casmurro e pesquisar...
• 5º passo: Em equipe ler contos do Machado de Assis e apresentá-los de forma criativa utilizando meios tecnológicos.
• 6º passo: Alimentar o Blog com as atividades desenvolvidas pelos alunos. (www.elianaquadracorrea.blogspot.com)
*******
NOSSOS POEMAS - LIVRO DOS ALUNOS EEB. PROFª JANDIRA D'ÁVILA
PREFÁCIO
Já dizia o poeta Olavo Bilac que o fazer do poeta é como o fazer do ourives. Precisa delicadeza, dedicação, amor no que faz uma “profissão de fé”. Dizia ele também que: “Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender as estrelas”. Pois é na sensibilidade do olhar, do ouvir, do sentir que se alimenta o poeta. Sua alma brilha com pequenos atos, pequenas coisas e utilidades e transforma-as em algo grandioso. Em poucas palavras esculpidas, lapidadas como ouro transformado em joia.
Joia rara, preciosidade! É o que o livro “Nossos Poemas” dos alunos do Ensino Médio Noturno tratam, de um olhar para o nosso dia a dia e encontrarmos nossos entes queridos. E valorizar e agradecer por sua existência. Que são importantes e insubstituíveis. Assim como o amor, os amigos, a família, o sol, estrelas e o mais importante de todos, Deus. Homenagear é o objetivo maior desta coletânea. Assim também como entreter, brincar, encantar, pois poesia é uma arte que traz a vida um brilho, um colorido para a nossa vida.
Vamos brincar e gostar de Poesia?
Professora Eliana Aparecida de Quadra Corrêa
Graduada em Letras e Pedagogia
Pós graduada em Metodologia da Língua Portuguesa e em Gestão Escolar.
APRESENTAÇÃO
A leitura e gosto pelas poesias têm-se mostrado pelos alunos do ensino médio uma atividade sem prazer e interesse. Por isso se fez necessário um estudo mais aprofundado das poesias e seus diversos tipos de expressão para que estimule-os a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “... incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas...” (72). Para tanto foi proposto o projeto “O Gostar de Poesias”, com intuito de promover um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela poesia . O objetivo geral foi de proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela poesia. E os objetivos específicos foram: Conhecer os diversos tipos de poesia; Estudar a poesia através da história; Ouvir poemas declamados; Ler poemas; Refletir sobre o conteúdo de alguns poemas; Escrever poemas; Escrever biografia; Expor trabalho; Conhecer poeta; Assistir peças de teatro; E produzir um livro de poesia. Dentre os poemas escritos pelos alunos do Ensino Médio Noturno, tem poemas de amigo, de amor, de sol, de estrelas, da via láctea ... de sentimentos que afloraram como flores na primavera. E transcritos de forma delicada, alegre, como joias produzida por ourives... estes são nossos poemas...
Estrela da Noite
Quero a estrela que cintila,
todas as noites no céu,
companheira lua
nas noites quentes de verão,
para iluminar nosso quarto de paixão.
Se Deus não nos presentear
atrevo-me a roubar esta estrela,
e terei sua luz em todos os momentos.
Olhos brilhantes de quem seduz,
tua pele é macia,
e se houver núpcias,
deixe-me te amar, sem véus,
entregue-se a mim
em lua-de-mel.
(1)
BIOGRAFIA
Meu nome é Samara Fatima Pegoraro, nasci em 24 de agosto de 1992, em Joinville, Santa Catarina.
Desde o momento do meu nascimento, nasci e vivi na cidade de Joinville. Quando pequena tive o prazer de viver uma vida tranquila, alegre, uma vida rodeada por meus familiares. Foi na cidade de Joinville que tive a felicidade de conhecer o meu amor (meu noivo) e viver os momentos mais felizes ao lado dele. No ano de 2009, estou estudando no 3º ano 3 e depois de me formar, farei uma faculdade de setor pessoal.
Vivo a minha vida feliz, ao lado do meu noivo e dos meus familiares.
“Amar é mesmo assim!”
Em meus olhos refletem
Aquilo que o coração sente,
Contam meus segredos pra você
Falam coisas que nem eu sei falar.
Este oculto amor,
Que nem sabes, e que nem eu te revelo,
No silêncio procuro consolo,
E mesmo assim te espero.
Você chegou como uma onde
Ou um furacão,
Deixando apenas,
Marcas no meu coração.
Assim me sinto,
Com este segredo guardado em mim,
Deixo apenas que o destino se encarregue.
Pois amar, é mesmo assim...
(2)
Biografia
Meu nome é Jéssica Hellmann. Nasci em 16 de fevereiro de 1993, em Joinville, Santa Catarina. Moro em Joinville desde pequena, tive uma infância tranquila com minha família. Gosto de morar em Joinville e por enquanto pretendo morar nesta cidade, ao lado de minha família. Atualmente curso o 2° grau na escola Jandira D’Ávila, fazendo curso de administração e informática no CENAIC, e quando tiver a oportunidade, pretendo me formar em Psicologia e ser uma grande psicóloga. E atualmente trabalho como fotógrafa, o qual adoro trabalhar, e que fiz grandes amigos.
Aluna: Jéssica 2° ano 03
03/12/2009
***************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário