Atividades Culturais (Escola)









No dia 05 de novembro de 2012 foi comemorado o dia da cultura com o lançamento do livro Degustação Poética da editora Dialogar pela escola E.E.B. Professora Jandira D’ávila com a presença de poetas integrantes da confraria do Escritor.

O livro “Degustação Poética” foi elaborado através de uma antologia escrita por alunos poetas do Ensino Médio Noturno da EEB. Professora Jandira D’Ávila, localizada no bairro Aventureiro em Joinville, Santa Catarina. Esta produção nasceu da necessidade de proporcionar espaços de sensibilização à arte poética, principalmente a escrita local, valorizando o trabalho de ourives que nossos poetas joinvilenses apresentam em seus poemas.
Na busca de proporcionar aos alunos do Ensino Médio espaços de incentivos à leitura e valorização de poesias de poetas joinvilenses, fez-se necessário um estudo mais aprofundado das poesias locais e seus diversos tipos de expressão para que os estimulassem a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “[...] incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas[...]” (72).
Conforme proposta também se notou a importância de instigar nos educandos a criatividade e habilidades (escrita, ilustração, declamação, música, tecnologia) assim promovendo momentos que auxiliassem no processo educacional de transformação social, o de respeito mútuo e de prazer em aprender. Pois, como diz José Saramago “Em vez de ouvirem os escritores em busca de respostas sobre o que somos, as pessoas precisam ouvir umas às outras, porque nós autores, não somos mais que meros trabalhadores de palavras”.
Para tanto se propôs à construção do livro “Degustação poética”, com o intuito de promover no ambiente escolar um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela poesia.
Organizadoras: Ana Lucia Grossl
Eliana Aparecida de Quadra Corrêa
Maria Aparecida de Medeiros Walter
Adriana Dias Pereira Bouduan


=====


Museu humano

Sendo eu um péssimo contador de história
Irei soltar-lhe meu desabafo como uma crônica
Mas tentando entornar em poemas sem rimas.

Para os curiosos que querem me ignorar fisicamente
Sou um velho cujos cabelos brancos revelam meu cansaço
E minhas fundas olheiras, demonstrando minha vasta visão
Sendo assim caro amigo, imagine como um museu da vida.

Podia assim contar-lhes histórias infantis,
De grandes heróis, vulgos eternos ídolos,
Nos quais minhas inocentes crianças
Os veem como seus mentores.

Mas não sendo eu um cronista
Irei contar-lhe minha decepção.
Como tal dito um bêbado
Ou um velho na qual imaginação
Não foi usada quando criança.

Então, já que se empenha a ouvir-me
puxe uma velha cadeira,
Sente-se ao meu lado
E ouça tudo o que tenho a lhe contar.



Alunos Poetas: Ana Carolina Toso de Abreu Mendes
Caroline Bueno
Jonata Marcel Mendes
Leonardo Santana de Oliveira
Luiz Paulo Mezzalira
William Danrlei Fernandes.


**************

CONVITE

E.E.B. PROFESSORA JANDIRA D’ÁVILA CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO DEGUSTAÇÃO POÉTICA
DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO

O quê? Lançamento do livro Degustação Poética
Editora: Dialogar
Organizadoras: Ana Lucia Grossl
Eliana Aparecida de Quadra Corrêa
Maria Aparecida de Medeiros Walter
Adriana Dias Pereira Bouduan
Autores: Alunos do Ensino Médio noturno
Onde?: E.E.Básica Professora Jandira D'Ávila
(Rua Emílio Landmann, 100 bairro Aventureiro)
Quando?: 05 de novembro de 2012
Horário?: 19:30
Fone: 34675048



 *********************

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª JANDIRA D´ÁVILA.

PROFESSORAS: ADRIANA
DIAS PEREIRA BOUDUAN
ANA LÚCIA GROSSL
ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA.
MARIA APARECIDA DE MEDEIROS WALTER

PÚBLICO ALVO: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno ANO: AGOSTO 2012

PROJETO: LEITURA X LITERATURA

TÍTULO: DEGUSTAÇÃO POÉTICA

TEMA: Está voltado ao incentivo à leitura e o gosto pela poesia joinvilense e a escrita poética.
JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO:

Na busca de proporcionar aos alunos do Ensino Médio espaços de incentivos à leitura e valorização de poesias de poetas joinvilenses, faz-se necessário um estudo mais aprofundado das poesias locais e seus diversos tipos de expressão para que os estimulem a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “... incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas...” (72).
Conforme proposta também nota-se a importância de instigar nos educandos a criatividade e habilidades (escrita, ilustração, declamação, música, tecnologia) assim promovendo momentos que auxiliem no processo educacional de transformação social, o de respeito mútuo e de prazer em aprender. Pois, como diz José Saramago “Em vez de ouvirem os escritores em busca de respostas sobre o que somos, as pessoas precisam ouvir umas às outras, porque nós autores, não somos mais que meros trabalhadores de palavras.
Para tanto propõe-se o projeto “Degustação poética”, com o intuito de promover um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela poesia.

OBJETIVO GERAL:

- Proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela poesia. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer os poetas joinvilenses e seus poemas;
- Ouvir poemas declamados;
- Ler poemas;
- Refletir sobre o conteúdo de alguns poemas;
- Escrever poemas;
- Realizar sarau;
- Conhecer poeta joinvilense;
- Escrever poemas de autoria;
- Promover noite de autógrafos.

METODOLOGIA:

- Mês agosto e setembro para trabalhar com o projeto.
- Estudo dos poetas joinvilense através de dinâmica.
- Reflexão de alguns poemas.
- Leitura de poemas.
- Ouvir poemas declamados.
- Organizar apresentações e ensaios de poemas de poetas joinvilenses e de autoria dos alunos.
- Dinâmica para inspirar a escrever poema.
- Publicar um livro de poemas com a editora Dialogar.
- Apresentar Sarau dos alunos/poetas em noite de autógrafos com presença de poetas joinvilenses para prestigiar o evento na escola.

REFERÊNCIAS

ALVES, Rita de Cássia.
Pele Submersa. Florianópolis, UFSC, 2005.
ALVES, Rita de Cássia. Ensaio de Pérolas. Itajaí: Fundação Cultural de Itajaí, 2004.
AMORIM, Luis Carlos. Nação poesia. Florianópolis: Edições da Ilha, 2004.
COUTINHO, Rosa de Miranda. Na real poesia e sociedade. Joinville: Clube dos escritores, 2011.
FREITAS, Dúnia de. À beira de mum na madrugada azul. Joinville: Letradágua, 2004.
GELBCKE, Wilson. Receita para o amor. Joinville: Letradágua, 2005.
MALSCHITZKY, Donald. Descabelada cabeça de vento acaricia o ar. E ele suspira. Joinville: Ipê, 1993.
OLIVEIRA, Caco.
Cardume de nuvens. Joinville, Letradágua: 2008.
CUNHA, Rubens da. Campo avesso. Joinville: Letradágua, 2001.
RAMOS, Mila. Maria-sem-vergonha. Joinville: Movimento e Arte, 2001.
SANDRONI, Laura C.; Machado Luiz Raul (org.). A Criança e o Livro: Guia Prático de Estímulo à Leitura. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987.
SILVA, Marinaldo de Silva e. O beijo de Mephisto. Joinville, Letradágua, 2002.
VASQUES, Marco. E SCHEFFEL, Marcos Vinícius.org. Poesia para gostar de ler poesia. Joinville: Letradágua, 2009.

Semeador de verbos

Dúnia de Freitas

No semeadouro de verbos
A safra é pretexto para colher palavras.
A regra é o silêncio.
Se o poeta quer versos, a vida decide inverso.
O poeta rouba a madrugada.
Escreve, apaga, reescreve, insiste, e a raiz do poema
Brota.
Nascem flores na retina.

ROTEIRO DE ATIVIDADES

1º APRESENTAR A PROPOSTA DO PROJETO PARA A TURMA E LER ALGUNS POEMAS DE POETAS JOINVILENSES.

2º APRESENTAR DOIS BLOGS E 2 SITES NA SALA DE INFORMÁTICA DE POETAS JOINVILENSES PARA VERIFICAR ESTA PRODUÇÃO VIRTUAL.
fiosdeagora.blogspot.com/ Rita de Cássia Alves
3º DIVIDIR 5 EQUIPES: LEITURA DOS POEMAS DE POETAS JOINVILENSES (LIVROS DA BIBLIOTECA PÚBLICA).

4º MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE OS POEMAS LIDOS.

5º DINÂMICA PARA A PRODUÇÃO DE POEMAS DE AUTORIA EM EQUIPE (5 EQUIPES POR SALA)

6º DIGITAR OS POEMAS NA SALA DE INFORMÁTICA.

7º ENSAIAR OS POEMAS DE AUTORIA E UM DE UM POETA JOINVILENSE PARA APRESENTAR. (APRESENTAÇÃO DIVERSA)

8º APRESENTAÇÃO EM NOITE CULTURAL ENVOLVENDO ALUNOS POETAS, COMUNIDADE ESCOLAR E FAMILIAR E POETAS CONVIDADOS.

- APRESENTAÇÕES DOS POEMAS
- FALA DOS POETAS
- MOMENTO DE AUTÓGRAFOS DOS LIVROS DOS ALUNOS (CONVERSADO COM O PROFESSOR JHONY PARA OS POEMAS SEREM PUBLICADOS EM UM LIVRO PELA EDITORA DIALOGAR E ADQUIRIDOS PELOS ALUNOS NA NOITE CULTURAL DE AUTÓGRAFOS)
- LANCHE COMUNITÁRIO.

DINÂMICA DA PRODUÇÃO DOS POEMAS

- ESCOLHA DE UM LIVRO DE POEMAS DOS ESCRITORES JOINVILENSES.
- CADA UM DA EQUIPE ESCOLHERÁ 2 PALAVRAS PARA REPRESENTAR O LIVRO, QUE LHE CHAMOU A ATENÇÃO.
- CONVERSA NO GRUPO DO PORQUÊ DE SUA ESCOLHA.
- DE TODAS AS ESCOLHAS SERÁ ESCOLHIDA UMA PALAVRA QUE SERÁ O TEMA DO SEU POEMA.
- AS DEMAIS PALAVRAS PODERÃO SER UTILIZADAS NA ESCRITA DO POEMA DE AUTORIA.
- ENTREGAR OS POEMAS COM AS PALAVRAS ESCOLHIDAS E O NOME DO LIVRO E DO POETA ESCOLHIDO.



***********************

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL A NOTÍCIA - 
PROJETOS QUE PROMOVEM À LEITURA NAS ESCOLAS DE JOINVILLE

17 de julho de 2012. | N° 1557
EDUCAÇÃO
Aulas terminam com muita arte
Alunos da Escola Jandira D’Ávila promoveram ontem Tarde Cultural



Para comemorar o encerramento do semestre letivo e homenagear a literatura brasileira, a Escola Estadual Jandira D’Ávila, no bairro Aventureiro, em Joinville, promoveu ontem a Tarde Cultural. O evento contou com a participação de cerca de 200 alunos do ensino médio, que recitaram poesias, contaram histórias, fizeram jogral de crônicas, interpretaram clássicos da música e encenaram peças de teatro.

Uma das peças encenadas foi “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado. A estudante do 2º ano, Aline de Jesus, interpretou a personagem do Pirata Perna de Pau. “ Foi uma experiência nova, bem boa. Uma aprendizagem de inovação”, diz. A estudante conta também que aprendeu com a interpretação “que não é ser sempre o bonzinho da história, o personagem mau também tem uma lição.”

A peça foi dirigida por um ex-aluno da escola, o estudante de artes cênicas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) Carlos Eduardo Prado. Ele conta que veio apenas para dirigir “Pluft, o Fantasminha”, mas acabou se envolvendo ainda mais com o projeto, tamanha a empolgação dos estudantes. “Os alunos foram super empenhados, ensaiaram durante as aulas e fora do horário”, relata.

Os trabalhos apresentados aos pais, professores, ex-alunos e a parte da equipe da Gerência da Educação, são resultado do Ensino Médio Inovador, programa que oferece atividades de cultura e esporte duas vezes por semana aos estudantes. O diretor da escola, Alcinei da Costa Cabral, explica que cada aluno participa de uma atividade cultural e esportiva. “É um estímulo a para que eles não abandonem a escola”, declara.

A professora de língua portuguesa e literatura, Ana Lucia Grossl, diz que fica feliz ao ver os alunos gostarem de poetas como os de Carlos Drummond de Andrade. “Como o ensino médio trabalha muito a literatura, a gente achou um meio de atraí-los para ela”, conta. De acordo com a orientadora de leitura, Edna Polanczyk, o projeto está dando certo, já que a biblioteca da escola “nunca esteve tão cheia.”


************

LANÇAMENTO DA CAIXA LITERÁRIA DA EM NAVARRO LINS

PARTICIAÇÃO DA NARIZINHO.

DIA: 18 DE MARÇO DE 2010


**************
Lançamento da sacola literária da EMDR. Hans Dieter Schmidt-Sede

Participação Narizinho

22/03/2010


-.-.-.-.-.-.-.-.-


PROJETO: GOSTAR DE POESIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª JANDIRA D´ÁVILA.

PROFESSORA: ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA.

ANO: AGOSTO 2009

PÚBLICO ALVO: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno

PROJETO: LEITURA X LITERATURA

TÍTULO: O GOSTAR DE POESIA

TEMA: Está voltado ao incentivo à leitura e o gosto pela poesia.

JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO:

A leitura e gosto pelas poesias têm-se mostrado pelos alunos do ensino médio uma atividade sem prazer e interesse. Por isso se faz necessário m estudo mais aprofundado das poesias e seus diversos tipos de expressão para que estimule-os a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “... incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas...” (72).

Para tanto propõe-se o projeto “O Gostar de Poesias”, com intuito de promover um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela poesia .

OBJETIVO GERAL:

- Proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela poesia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer os diversos tipos de poesia;
- Estudar a poesia através da história;
- Ouvir poemas declamados;
- Ler poemas;
- Refletir sobre o conteúdo de alguns poemas;
- Escrever poemas;
- Escrever biografia;
- Escrever resenha;
- Expor trabalho.
- Participar de sarau;
- Conhecer poeta;
- Assistir peças de teatro;
- Visitar a Biblioteca Pública.

METODOLOGIA:

- Mês agosto para trabalhar com o projeto.
- Estudo dos diversos tipos de poemas.
- Estudo do histórico da poesia.
- Reflexão de alguns poemas
- Lembrar e discutir sobre o teatro Smoked love.
- Leitura de poemas.
- Ouvir poemas declamados.
- Dinâmica para inspirar a escrever poema.
- Escrever biografia.
- Escrever resenha.
- Ir ao Sarau da biblioteca pública.
- Participar da noite de autógrafo do poeta Marinaldo de Silva e Silva.
- Expor trabalho para a escola e na biblioteca pública.


REFERÊNCIAS

________. Bebês, crianças pequenas e livros. Jornal da Alfabetizadora.
SANDRONI, Laura C.; Machado Luiz Raul (org.). A Criança e o Livro: Guia Prático de Estímulo à Leitura. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987.
*********

PROJETO: O SABOR DA LEITURA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

O SABOR DA LEITURA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

EEE. Profª Jandira D’Ávila

PROFESSORA:

ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA
 OBJETIVO
 Proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela literatura.
 PÚBLICO ALVO:
 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno
 PROCEDIMENTOS
1º passo: conversar sobre a proposta de estudo de obras clássicas da literatura com o uso da tecnologia .
 2º passo: Na sala de informática pesquisar primeiro o site NUPILL conhecê-lo.
 3º passo: Conhecer o Cd sobre Machado de Assis no Datashow com o conto lido.
 4º passo: Ler o livro Dom Casmurro e pesquisar...
 5º passo: Em equipe ler contos do Machado de Assis e apresentá-los de forma criativa utilizando meios tecnológicos.
 6º passo: Alimentar o Blog com as atividades desenvolvidas pelos alunos. (www.elianaquadracorrea.blogspot.com)

*******


NOSSOS POEMAS - LIVRO DOS ALUNOS EEB. PROFª JANDIRA D'ÁVILA

PREFÁCIO

Já dizia o poeta Olavo Bilac que o fazer do poeta é como o fazer do ourives. Precisa delicadeza, dedicação, amor no que faz uma “profissão de fé”. Dizia ele também que: “Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender as estrelas”. Pois é na sensibilidade do olhar, do ouvir, do sentir que se alimenta o poeta. Sua alma brilha com pequenos atos, pequenas coisas e utilidades e transforma-as em algo grandioso. Em poucas palavras esculpidas, lapidadas como ouro transformado em joia.

Joia rara, preciosidade! É o que o livro “Nossos Poemas” dos alunos do Ensino Médio Noturno tratam, de um olhar para o nosso dia a dia e encontrarmos nossos entes queridos. E valorizar e agradecer por sua existência. Que são importantes e insubstituíveis. Assim como o amor, os amigos, a família, o sol, estrelas e o mais importante de todos, Deus. Homenagear é o objetivo maior desta coletânea. Assim também como entreter, brincar, encantar, pois poesia é uma arte que traz a vida um brilho, um colorido para a nossa vida.

Vamos brincar e gostar de Poesia?

Professora Eliana Aparecida de Quadra Corrêa

Graduada em Letras e Pedagogia
Pós graduada em Metodologia da Língua Portuguesa e em Gestão Escolar.

APRESENTAÇÃO

A leitura e gosto pelas poesias têm-se mostrado pelos alunos do ensino médio uma atividade sem prazer e interesse. Por isso se fez necessário um estudo mais aprofundado das poesias e seus diversos tipos de expressão para que estimule-os a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Para os organizadores Laura C. Sandroni e Luiz Raul Machado “... incentivar o gosto pela leitura também significa criar condições para ler a própria realidade. O ato de ler, então, realizado a partir de imagens, objetos, situações reais ou imaginadas...” (72). Para tanto foi proposto o projeto “O Gostar de Poesias”, com intuito de promover um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela poesia . O objetivo geral foi de proporcionar um espaço de incentivo a leitura e ao gosto pela poesia. E os objetivos específicos foram: Conhecer os diversos tipos de poesia; Estudar a poesia através da história; Ouvir poemas declamados; Ler poemas; Refletir sobre o conteúdo de alguns poemas; Escrever poemas; Escrever biografia; Expor trabalho; Conhecer poeta; Assistir peças de teatro; E produzir um livro de poesia. Dentre os poemas escritos pelos alunos do Ensino Médio Noturno, tem poemas de amigo, de amor, de sol, de estrelas, da via láctea ... de sentimentos que afloraram como flores na primavera. E transcritos de forma delicada, alegre, como joias produzida por ourives... estes são nossos poemas...

Estrela da Noite

Quero a estrela que cintila,
todas as noites no céu,
companheira lua
nas noites quentes de verão,
para iluminar nosso quarto de paixão.

Se Deus não nos presentear
atrevo-me a roubar esta estrela,
e terei sua luz em todos os momentos.


Olhos brilhantes de quem seduz,
tua pele é macia,
e se houver núpcias,
deixe-me te amar, sem véus,
entregue-se a mim
em lua-de-mel.

(1)

BIOGRAFIA

Meu nome é Samara Fatima Pegoraro, nasci em 24 de agosto de 1992, em Joinville, Santa Catarina.
Desde o momento do meu nascimento, nasci e vivi na cidade de Joinville. Quando pequena tive o prazer de viver uma vida tranquila, alegre, uma vida rodeada por meus familiares. Foi na cidade de Joinville que tive a felicidade de conhecer o meu amor (meu noivo) e viver os momentos mais felizes ao lado dele. No ano de 2009, estou estudando no 3º ano 3 e depois de me formar, farei uma faculdade de setor pessoal.
Vivo a minha vida feliz, ao lado do meu noivo e dos meus familiares.

“Amar é mesmo assim!”

Em meus olhos refletem
Aquilo que o coração sente,
Contam meus segredos pra você
Falam coisas que nem eu sei falar.

Este oculto amor,
Que nem sabes, e que nem eu te revelo,
No silêncio procuro consolo,
E mesmo assim te espero.

Você chegou como uma onde
Ou um furacão,
Deixando apenas,
Marcas no meu coração.

Assim me sinto,
Com este segredo guardado em mim,
Deixo apenas que o destino se encarregue.
Pois amar, é mesmo assim...

(2)

Biografia

Meu nome é Jéssica Hellmann. Nasci em 16 de fevereiro de 1993, em Joinville, Santa Catarina. Moro em Joinville desde pequena, tive uma infância tranquila com minha família. Gosto de morar em Joinville e por enquanto pretendo morar nesta cidade, ao lado de minha família. Atualmente curso o 2° grau na escola Jandira D’Ávila, fazendo curso de administração e informática no CENAIC, e quando tiver a oportunidade, pretendo me formar em Psicologia e ser uma grande psicóloga. E atualmente trabalho como fotógrafa, o qual adoro trabalhar, e que fiz grandes amigos.

Aluna: Jéssica 2° ano 03

03/12/2009

***************************


Nenhum comentário: