terça-feira, 23 de abril de 2013

VI DIA LITERÁRIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA PREFEITO ROLF COLIN


NO DIA 18 DE ABRIL DE 2013 OCORREU NA BIBLIOTECA PÚBLICA PREFEITO ROLF COLIN O VI DIA LITERÁRIO. COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR UM ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELAS ESCOLAS DE INCENTIVO À LEITURA E COMEMORAR O DIA DE MONTEIRO LOBATO, O PAI DA LITERATURA INFANTOJUVENIL DO BRASIL. E TAMBÉM AOS DOIS ANOS DA CONFRARIA DO ESCRITOR DE JOINVILLE. 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- APRESENTAÇÕES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E TEATRO.
- CONVERSA COM ESCRITOR JOINVILENSE.
- EXPOSIÇÕES DOS LIVROS DOS ESCRITORES JOINVILENSES.
- VISITA À BIBLIOTECA PÚBLICA

ESCOLAS PARTICIPANTES:

E.M. ARINOR VOGELSANGER
 E.M. LACY FLORES
E.M. BALTAZAR BUSCHLE
E.M. SENADOR CARLOS GOMES










E.M. NAVARRO LINS
EBB. PROFESSORA JANDIRA D’ÁVILA
E.M. KARIN BARKEMEYER

ESCRITORES: CONFRARIA

- ESCRITORES: CONFRARIA
  
- CÉLIA BISCAIA VEIGA COM OS LIVROS: A FEIA ACORDADA E O NOME DELE ERA PEDRO

- RITA DE CÁSSIA ALVES COM O LIVRO: FIOS DE AGORA

- ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA COM O LIVRO PRECIOSIDADES

- MARINALDO DE SILVA E SILVA COM OS LIVROS: ADÃO MONOSSILÁBICO: O LIVRO DE ADÃO E QUEM SÃO ESSAS CRIANÇAS QUE TEM SUPER PODERES




REUNIÃO CONFRARIA DO ESCRITOR E ASSOCIAÇÃO CONFRARIA DAS LETRAS


No dia 20 de abril de 2013 ocorreu mais uma reunião da Confraria do Escritor e também da Associação Confraria das Letras. O encontro foi marcado pela presença de novos integrantes, avaliação da atuação da Confraria na 10ª Feira do Livro de Joinville e comemoração de 2 anos deste movimento na cidade e sua evolução e conquistas.
Rita de Cássia Alves coordenou o encontro apresentando a pauta da reunião.
Os novos confrades se apresentaram e a maioria disse que souberam dos encontros através do estande da Confraria do escritor na Feira do Livro, percebendo que este espaço possibilitou a divulgação deste espaço de trocas entre os confrades.
Falou-se também da abertura que as livrarias Midas, Saber, Paulinas e Curitiba disponibilizou aos escritores joinvilenses com a possibilidade de comercialização, lançamentos, divulgações, estante só com livros de escritores locais e momentos de Café com os confrades como Midas e Curitiba. A livraria Curitiba também ofereceu banner e divulgação em sua revista sobre a Confraria. E William, representando a Paulinas comentou que a livraria está aberta a divulgação e venda de livros de escritores locais e aproveitou para divulgar o lançamento do livro Leituras em Contraponto de Sueli Cagnetti, dia 6 de maio, às 19:30.
David Gonçalves, presidente da associação Confraria das Letras, tomou a palavra e lembrou a todos que a associação está aberta a novos associados. E que a inscrição pode ser feita com o tesoureiro Osório Gonçalves da Silva, com o valor de 90,00 reais semestrais. Este valor auxilia nos pagamentos dos custos legais (CNPJ, impostos, contador...) e em publicação de antologias trimestrais. Sendo que a próxima antologia será lançada em julho e já estão abertas as inscrições encaminhando textos para o e-mail: david.goncalves@uol.com.br.
Milton Maciel, organizador das antologias em e-book, lembrou que todos os participantes da 1ª e da 2ª antologia devem enviar para o e-mail: mo.maciel@terra.com.br imagens (desenho, foto, ilustração) que representem seus textos para que ele possa disponibilizar estas publicações no universo virtual. Sugeriu-se também apresentar projetos no SINDEC e no Mecenato.
Jura Arruda coordenou a discussão sobre a Feira do livro e foi acordado:
- Fala do escritor: organizar cronograma com mais antecedência e entrar em contato com grupos (público) para agendamento para assistir estes encontros.
- A Feira do livro foi importante para a divulgação do escritor local.
-Ter um estande na Feira do Livro foi uma conquista e é importante continuar no próximo ano.
- Expandir com Feiras do livro nos bairros, universidades, SESC...
- Ter um conselheiro representando a confraria nas reuniões da Feira.
- Fazer um ofício de agradecimento pelo espaço disponibilizado à Confraria e a Associação na Feira do Livro.
Robson Ramos e Aldair ressaltaram a importância da união entre os confrades, fortalecendo este espírito se fazendo presente nos eventos como: lançamentos, palestras, falas do escritor...
Donald Malschitzky comentou sobre a participação de membros da Confraria no Sarau de São Bento do Sul. Um evento cultural com apresentações de 36 artistas e um público de mais ou menos 1000 pessoas. Sendo que o ingresso de 15 reais foi todo doado a Associação do Parkinson. E propôs que fosse pensado em uma proposta beneficente/cultural também aqui em Joinville.
Para finalizar este encontro, um teatro de bonecos foi apresentado aos confrades. Uma adaptação do conto “Mulher barbada” de David Gonçalves e direção e apresentação de Marcia Cordeiro.








10ª FEIRA DO LIVRO DE JOINVILLE

DE 3 A 14 DE ABRIL OCORREU A 10ª FEIRA DO LIVRO DE JOINVILLE COM A PARTICIPAÇÃO DO ESTANDE CONFRARIA DO ESCRITOR E FALA DO ESCRITOR JOINVILENSE.


 Reportagem sobre a Confraria do escritor para a RBS para o dia 13 de abril de 2013.


 Minha mãe Cida participando da Feira do Livro e encontrando seu escritor/ilustrador predileto: Humberto Soares
 Fala do escritor com Eliana Aparecida de Quadra Corrêa, Salustiano Souza e mediação de Donald Malschitzky no dia 9 de abril de 2013.
 Estande da confraria divulgando o livro Preciosidades 
 Escritora Marina Colasanti
 Escritor Leo Cunha
 Fala do escritor com Rita de Cássia Alves, Marcos Laffin e mediação de Eliana Aparecida de quadra Corrêa no dia 12 de abril de 2013.
 Fala do escritor com Giane Maria de Souza e mediação de Rita de Cássia Alves no dia 13 de abril de 2013.
 Meu filho William Pedro comprando livro na Feira do Livro. 
 Fala do escritor com José Klemann e Edileni Borinelli e mediação de salvador Neto no dia 14 de abril de 2013.