sábado, 1 de junho de 2013

REUNIÃO DOS ENCANTADORES DE HISTÓRIA



A Secretaria de Educação e a Biblioteca Pública Rolf Colin convidam para o encontro mensal dos contadores de histórias de Joinville e região.

Data: 04 de Junho de 2013 – Terça-feira
Horário: 19 horas.
Local: Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin.
Rua Anita Garibaldi, 79 - Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi.
 

Juciana Bittencourt da Silva


Coordenadora de Bibliotecas
3422-7000 

REUNIÃO CONFRARIA DO ESCRITOR



No dia 23 de maio último, ocorreu o encontro da Confraria do Escritor, na Livraria Saber. O intuito deste encontro foi de os escritores conhecerem o espaço da livraria e firmar parcerias de divulgação. Outra questão se ateve ao novo formato do encontro.
Os avisos serão repassados inicialmente e tanto a vivência literária, quanto à apresentação textual ficarão sob responsabilidade dos escritores escolhidos, previamente, respeitando-se o critério de tempo, previsto para duas horas de reunião.
Neste dia ficou a cargo do cronista Jura Arruda, com o tema – Criação de diálogos.
O encontro iniciou com a apresentação do casal Isabel Cristina Veiga Mello e Celso Ferreira Mello, donos da Livraria Saber. Deram as boas-vindas, enfatizando  que o espaço está aberto para reuniões, lançamentos, divulgação, dando ênfase às obras dos escritores locais.
A Coordenadora de Bibliotecas, Juciana Bittencourt da Silva apresentou-se ao grupo e comentou que a nova coordenação apoia as atividades da Confraria , e buscará estar presente nos encontros, percebendo a importância deste espaço cultural e de diálogo, na Biblioteca Pública.
Alcione Pauli e Rita de Cássia Alves mediaram o encontro, explicando aos presentes a nova formatação da Confraria, já que o grupo vem crescendo e ideias vão surgindo.
Foi entregue uma ficha cadastral, para que cada confrade preenchesse entregasse na próxima reunião. Dentre outras questões, se indaga qual o objetivo de estar na Confraria, pois esse questionamento auxiliará para o planejamento das reuniões futuras.
Em seguida, alguns recados foram repassados:
- Jura Arruda: Livrarias Curitiba quer abrir espaço para os escritores joinvilenses, mediante um  encontro literário – Clube da Leitura, mensalmente. O primeiro encontro será dia 20 de junho próximo,  das 18h30min  às 21 horas.
- Programação da Feira do Livro de Jaraguá do Sul: Organizar grupo da Confraria para ir à Feira.
- Donald Malschistzky: Comentários sobre o projeto Literatura em Trânsito - Será resgatado, com a inserção de poemas, microcontos, de autoria dos escritores locais, afixados nos ônibus. Aceitam-se sugestões também do nome desta iniciativa. Uma delas intitulou-se “Letras sobre Rodas”.
- Lançamento do livro “Uma árvore que dá o que falar”, de Jura Arruda, no dia 13 de junho, às 19h30min, na Choperia Capim Teimoso.

Vivência Literária com Jura Arruda
Criação de Diálogos
Jura Arruda iniciou com o questionamento: O que seus personagens falam sobre você? Como será desenvolvida a linguagem? No teatro, literatura, cinema?
A verossimilhança, a coerência e atração/envolvimento são primordiais para atrair o leitor e encantá-lo para a leitura. As formas de diálogo também podem ser de discursos ou incisos que auxiliam para impulsionar a histórias, revelar alguma informação, expor a personalidade das personagens, dando dinamismo e leveza ao texto.
Outra dica para se ter um bom diálogo é organizar cadastro para os personagens, com suas características: onde e em que local nasceu; seu grau de instrução;, profissão; o que lê; que música ouve; traumas; medos; gostos; perfil de diálogo; profissão.
Interessantes são os textos curtos, diálogos curtos, frases curtas. Dão mais leveza e coerência ao texto. É importante, também, que esse diálogo esteja inserido em com vários focos narrativos, que seja denso, conforme mencionou o escritor David Gonçalves. 
É bom ter o cuidado durante a produção dos textos,  com  didatismo. Segundo Jura Arruda, o texto literário não precisa ter o objetivo de ensinar, não precisa explicar em detalhes. A própria obra acabará realizando esta função pela arte, conforme as necessidades do leitor.
Houve a análise a respeito de textos teatrais e de cinema.
Para finalizar o encontro, Rita de Cássia Alves leu a crônica “Um pequeno balanço”, de Donald Malschitzky.

Juciana Bittencourt da Silva                                                          Eliana Aparecida de Quadra Corrêa

Coordenadora de Bibliotecas                                                                                     Relatora








CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA BIBLIOTECA PÚBLICA

 Apresentação de violino do Grupo Meu primeiro violino da E.M. João Bernardino

 Coordenadora Juciana Bittencourt da Silva e Público




Narizinho contando histórias do Sítio do Picapau Amarelo

No dia 25 de maio de 2013 ocorreu na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin a contação de histórias com a Narizinho, interpretada por Eliana Aparecida de Quadra Corrêa e apresentação de violino com o grupo “Meu primeiro violino” do professor Pedro Romão Mickucz da E.M. João Bernardino da Silveira Junior.
O evento organizado pela coordenadora de Bibliotecas, Juciana Bittencourt da Silva, pelas funcionárias Eliana Aparecida de Quadra Corrêa e Cristiane dos Santos, mediaram às apresentações que teve o objetivo de proporcionar um espaço de valorização dos trabalhos realizados pelas escolas de incentivo à leitura e a arte musical.

Ao som de músicas tocadas ao violino e presença de personagens infantis e contação de histórias as apresentações transcorreram durante a manhã de sábado com a presença do secretário de Educação Roque Mattei, alunos, professores, familiares e comunidade que prestigiaram o evento.