Atividades Culturais (Biblioteca) II



---------------------------------------------------------------------------------------------------------


2014

ENCONTRO COM O VOO LIVRE DE 8 DE MAIO 2014








No dia 08 de maio de 2014 ocorreu o encontro com o grupo Voo Livre na Udesc com a presença da professora e funcionária da Biblioteca Pública Eliana Ap. de Quadra Corrêa. O tema trabalhado com o grupo foi memórias de Mães.
Com o livro Preciosidades foi apresentado o poema “Mãe a cada fase” de autoria de Eliana Quadra Corrêa. Neste poema foi relembrado sobre o contado com a mãe quando pequeno, na adolescência, na fase adulta e agora como avós.
No universo das crônicas apresentou-se o texto “Receita de Mãe” de Simone S. Gehke, cronista do jornal A notícia e uma forte representante feminina nas crônicas semanais no cenário joinvilense. Neste momento discutiu-se sobre o papel da mulher na sociedade nos últimos tempos e esta transição da mãe do lar para mãe profissional.
Apareceu nas vozes dos idosos a questão da educação dos filhos e dos netos. E entre comentários e relatos de experiências o texto “Mães” de Pedro Bial foi explorado nas reflexões.
Ao som da música Fascinação de Elis Regina as memórias de mães foram registradas.

Sugestões para escrever:

Para as mulheres: Lembranças das mães que elas foram. Lembranças da maternidade.
Para os homens: As mães que eles gostariam de ser. Lembranças de suas mães.




1º ENCONTRO COM O VOO LIVRE DE 2014




ENCONTRO VOO LIVRE DIA 24 DE ABRIL DE 2014







No dia 24 de abril na UDESC ocorreu o encontro com o grupo Voo Livre mediados  por Eliana de Quadra Corrêa e Marinaldo de Silva e Silva, professores e funcionários da biblioteca Pública.
No encontro anterior as memórias registradas pelos participantes sobre momentos engraçados ocorridos na infância. Neste encontro deu-se sequencia ao trabalho com escrita de memórias da infância relacionadas com o medo.
Marinaldo iniciou o momento apresentando a leitura das escritas do último encontro e propôs que estas memórias seja expostas no dia 12 de agosto no Shopping Garten em comemoração a 10 anos do Voo Livre e também na própria Universidade em banner e murais. Comentou também sobre o andamento do livro de memórias do grupo. Este está na editora em Florianópolis para edição.
Para aflorar memórias Marinaldo contou a história: As dez filhas do seu João de   Fábio Sombra A história revisita o tangolomango, uma espécie de cantiga ou parlenda que se liga a versos numerativos sendo que a cada cena uma personagem morre.
Em seguida Eliana apresentou o causo de medo e esperteza Sapo com medo d’água  de Ricardo Azevedo. Após o conto muitas memórias de medo de sapo surgiram sendo socializado com o grupo.
Lendas e mitos foram lembrados como o Sete trouxas, Homem ou o velho do saco, Bicho-papão, a morte do sol. Segundo Ricardo Azevedo “A escuridão parece que tem dom de ligar os motores da nossa imaginação.”
E através destes mitos e lendas traz consigo a simbologia do crescimento interior, de amadurecimento, passagem para uma nova fase, a de ser jovem ou adulto. Por outro, é visto como símbolo de obediência aos mais velhos e utilizado de forma mítica e lúdica para ensinar as regras (os deveres) para a criança é o que relata Azevedo em seus estudos sobre a cultura oral e sobre as histórias que surgiram por meio do medo, tanto do escuro quanto da evolução da sociedade.
Para finalizar algumas memórias foram relatadas oralmente e transcritas na folha. Ficou como tarefa o registro em casa de memórias de medo para o próximo encontro.




________________________________________________________










No dia 20 de março de 2014 ocorreu na Udesc com o grupo Voo Livre o 1º encontro deste ano com as aulas de Sensibilização à literatura, com enfoque em poesia, causos, contos, crônicas buscando na memória, na história de vida dos senhores e senhoras participantes, contato com escritores locais e leituras de literatura em geral a busca do conhecimento e da escrita literária na 3ª idade.

Atividade proposta para o 1º encontro:

- Contação de história: Meu Primeiro Amor de Júlio Braz e Salmo Dansa.
* Discussão e Leitura das imagens e sua representação na história e relatos de memória da infância e juventude.

- Leitura do causo do jornal Notícias do dia: Ao caminhoneiro com carinho de Eliana Ap. de Quadra Corrêa.
* Comentário sobre o amor que nasce desde pequeno por uma profissão, uma habilidade. O carinho em família. Os causos contados em família.

- Proposta para este ano: Organizar um livro de Provérbios, ditos populares, parlendas e seus significados.

Em folha cada integrante do grupo deixou sugestões para o encontro de literatura deste ano:

- Continuar com o livro poético das memórias dos idosos conforme (infância, juventude, fase adulta, casamento, filhos, 3º idade).
- Leitura e contação de histórias.
- Organizar um troca-troca de livros.
- Trabalhos com a memória (relembrar)
- Conhecer locais literários e participar de lançamentos de livros.
- Conhecer escritores locais.
- Declamação de poesia (Sarau).
- Estudar literatura: gênero(poesia, prosa, crônica, causo...) e escritores relevantes de cada gênero no país.
- Atividades em grupo com escrita e interpretação de textos.
- Momentos de trocas de experiências de forma oral pelos participantes.
- Trabalhar com provérbios, ditos populares, rimas.

- Sugestão de leitura: Menina que roubava livros de Markus Suzak

Recados finais:

22 de março – lançamento do livro Sem pressa, vamos à biblioteca de Rita de Cássia Alves e Maria Rosa de Miranda Coutinho, na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin, às 10 horas.
                         
29 de março – lançamento da 5ª mini antologia da Associação Confraria das Letras na Midas, às 10 horas.

Ministrantes:
Eliana Aparecida de Quadra Corrêa
Marinaldo de Silva e Silva

Rita de Cássia Alves

 **********

CONVITE


Amigo(a) Leitor(a),


Você quer participar de um grupo de leitura?

Socializar com os demais o que está lendo e trocar experiências ledoras?

Venha somar com a gente e conferir o acervo de livros nesta Biblioteca.

Vale a pena estar entre os que têm afinidade pelo conhecimento e pela cultura!

Estaremos juntos na data abaixo, conferindo as propostas e dando sugestões afins, no Fórum do Livro, da Leitura e da Literatura.

Contamos com a sua presença!


Alcione Pauli
Coordenadora de Bibliotecas

Rita de Cássia Alves
Atendente do Setor de Literatura

David Gonçalves e Sueli Brandão
Representantes do Setor do Livro e da Leitura no Conselho Municipal de Políticas Culturais

Data: 27/10/2012
Horário: 9 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin (Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi), localizada na Rua Anita Garibaldi, 79.

Mais informações: biblioteca@joinville.sc.gov.br - (47)3422-7000


*******************

CONFRARIA DO ESCRITOR EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO POETA

No dia 20 de outubro de 2012 ocorreu o encontro da Confraria do Escritor no Armazém Cultural Midas às 14 horas. Cada integrante que chegava, aproveitava para ver os livros na livraria e principalmente a estante com livros de escritores que moram em Joinvile que fica bem na entrada do estabelecimento.
Em seguida subiam para o auditório para acompanhar a reunião encontrando os “Soltos na cidade” (livros que a Biblioteca Pública deixa pela cidade para as pessoas encontrá-los e desfrutar de suas leituras e depois também soltá-los para outro leitor).
A poeta Rita de Cássia iniciou a reunião apresentando a pauta aos confrades. Primeiramente lembrou que na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin há uma estante móvel que passeia pelos setores com livros de escritores da Confraria, sugerindo leituras.
Reforçou o comunicado que a Livraria Saber e a Midas estão recebendo livros consignados de escritores joinvilenses que ficam expostos à venda em um expositor da Confraria.
Foi também festejada a conquista da página da confraria do escritor no jornal Notícias do dia com as publicações de texto de dois escritores por final de semana. Até agora foram publicados: Brincadeira de criança e escrever de Eliana Ap. Quadra Corrêa, Fantasmas de Marlete T. Cardoso, Felicidade de Carlos Adauto Vieira, Fim, Por assim dizer, Agrivídea Nostalgez de Jotabe, Irish Breakfast de Giane Maria de Souza, Nomes da Dor e Atrasos de Rita de Cássia Alves. Lembrando também que mais escritores podem participar enviando seus textos com foto e ilustrações com o nome do ilustrador para Jotabe no e-mail da confraria.
O Escritor Donald falou sobre o sucesso do lançamento do livro Mundo por Terra agradecendo o apoio da Biblioteca Pública e da presença de alguns confrades, dizendo: “É importante nos prestigiar, procurarmos estar nos eventos dos confrades”.
O Dono da Midas, seu Paulo nos cumprimentou pelo Dia do Poeta e nos ofereceu um café.
Sugeriu-se um grupo de Leitura com o objetivo de analisar livros de escritores interessados em publicação. E também uma formação continuada com oficinas com escritores e interessados de segmentos literários, como escrever microconto, contos, crônicas, poesias...
Recados de eventos: foram apresentados como a participação da confraria na Rádio Joinville Cultural (105.1) com espaço para a fala do escritor. Eventos Tucunaré que acontecerá no Sesc e Ambrósia no dia 29 de outubro, às 20 horas. Próximos encontros da Confraria nos dia 19 de novembro e 15 de dezembro. Lançamento no dia 05 de novembro, às 19:30 horas do livro Degustação Poética dos alunos do Ensino Médio Noturno na Escola de Educação Básica Professora Jandira D’Ávila localizado na rua: Emílio Ladmann, 100 no bairro Aventureiro todos os confrades estão convidados. O escritor do folheto Prosa & verso Osni agradece o apoio da confraria e enviará seu folheto mensal para os e-mails dos confrades.
Foram recepcionados os novos confrades Elizabete e César.
O poeta Marinaldo de Silva e Silva em homenagem aos poetas confrades escreveu o texto “Excetos Poéticos da Irmandade” que nos presenteou com sua leitura.
Após o café com prosa descemos para a livraria para uma intervenção poética. Com a presença de funcionários e pessoas comprando livros, os poetas declamaram poemas de autoria, finalizando o encontro e a comemoração ao dia do poeta.









*********************

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO SÁBADO

No dia 20 de outubro de 2012 ocorreu a contação de histórias na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin no setor infantojuvenil às 10 horas com a personagem Narizinho interpretada por Eliana Aparecida de Quadra Corrêa. Com a magia do Sítio do Picapau Amarelo histórias foram contadas como: A Formiga Boa de Monteiro Lobato, Romeu e Julieta de Ruth Rocha, A Casa Sonolenta de Audrey e Dom Wood e O Sapo Bocarrão de Keith Faulkner.









*********************

ENCONTRO VOO LIVRE

No dia 11 de outubro de 2012 ocorreu o encontro com o grupo Voo Livre, na UDESC. Professora Eliana, muito maternal entra na sala com um bebê (de brinquedo) nos braços com o objetivo de aflorar memórias da vinda do primeiro(a) filho(a). Como o bebê estava dormindo a senhora Eliana (Do grupo Voo Livre) ficou embalando seu sono enquanto o poeta Marinaldo apresentava no datashow mais algumas escritas de memória do grupo do tempo da juventude e do casamento.
Eliana deu sequência à atividade contando suas memórias sobre a maternidade do seu primeiro filho, mostrando o sapatinho usado por ele no batizado. Mostrou também o bebê (brinquedo) vestido com uma roupa de batizado que foi usado por seu irmão e que tinha 30 anos. E de seu vestido rodado (que usava para passear) quando era pequena. Lembrou também das expectativas dos casais pelo primeiro filho, ser menino, gerando famílias numerosas e muitas lendas como o Lobisomem e as bruxas, texto escrito por Eliana em sua dissertação de Mestrado.
A coordenadora do Voo Livre pediu a palavra para falar sobre a possibilidade de publicação do livro de memórias do grupo para o ano de 2013 e a coordenadora de Bibliotecas, Alcione Pauli comentou sobre esta conquista e a importância do registro destas memórias tendo apoio da UDESC, Biblioteca Pública e o Prolij.
Enfim, hora de escrever memórias sobre a vinda do primeiro filho ficou como tarefa para o próximo encontro, já que o tempo e a ansiedade da conquista não permitiu a produção textual neste encontro.

---------------------------------------------------------------------------


V DIA LITERÁRIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA REFEITO ROLF COLIN


No dia 9 de outubro de 2012 ocorreu na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin o V Dia Literário coordenados por Alcione Pauli, Eliana Ap. de Quadra Corrêa e Marlete T. Cardoso teve como objetivo proporcionar um espaço de valorização dos trabalhos realizados pelas escolas de incentivo à leitura e também de comemorar o dia das crianças. As escolas que participaram deste evento cultural foram: CEI Ivan Rodrigues, CEI Aventuras de Crianças, CEI Esperança, Escola Municipal Thereza Mazzolli, Escola de Educação Básica Martins Veras, Escola Municipal Professor Orestes Guimarães. Tivemos também a presença das escritoras: Maria Rosa de Miranda Coutinho apresentando o seu livro “A Bola e o Vento”. E Célia Biscaia Veiga apresentando o seu livro “Feia Acordada”. Marcaram presença também as mediadora de leitura da Biblioteca Móvel: Hilda e Eliete.
Além da visitação à Biblioteca Pública e de apreciar a exposição das atividades culturais realizadas pela instituição. Os alunos, professoras e pais puderam assistir contações de histórias: “A borboleta e o grilo” de Jeruza de Matos Pinto apresentado pelo CEI Esperança com os alunos e a professora Neusa. “Tesouro de Emília” de Monteiro Lobato contado pelos alunos e as professoras Tânia e Arlethe da E.M. Thereza Mazzolli. “Vai embora grande monstro verde” de Emberley contado por Hilda e “A pequena tartaruga verde” de A. J Wood; Rachel Williams contado por Eliete da Biblioteca Móvel. “Dona baratinha e Chapeuzinho Vermelho” contado com fantoches pelos alunos e a professora Liane da E. M. Professor Orestes Guimarães. Assim finalizando mais um encontro cultural na Biblioteca Pública em homenagem ao dia das crianças.


---------------------------------------------------------------------


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E RECITAL DA CONFRARIA DO ESCRITOR

No dia 15 de setembro de 2012, na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin no setor infantojuvenil ocorreu a contação de histórias com os alunos da E.M. CAIC Francisco José de Oliveira e o recital da Confraria do Escritor com: Marinaldo de Silva e Silva, Jaqueline Finder Floriano, Sandro J. Erzinger e Eliana Aparecida de Quadra Corrêa e Marcia Cordeiro.
Marlete T. Cardoso, professora coordenadora do setor infantojuvenil iniciou o evento, dando boas-vindas a todos e apresentou a escola participante. Os alunos do 4º ano da E.M. CAIC Francisco de Oliveira, coordenados pela professora Raquel Gonçalves e a mediadora de leitura Maria aparecida de Medeiros, apresentaram a peça de teatro: A semente da verdade, texto de Patricia Engel Secco. Um conto oriental que conta a história de um imperador que precisava achar um sucessor, assim decidiu chamar todas as crianças do reino para que durante um ano cultivassem sementes sendo que apenas uma seria escolhida para ser o novo imperador.
Em seguida, Rita de Cássia Alves, representando a Confraria do Escritor, apresentou os confrades que iriam se apresentar.
O poeta, Marinaldo de Silva e Silva iniciou o recital falando sobre sua vida literária e do seu último livro publicado: “Quem são essas crianças que tem super poderes” e propôs ao público presente de inventarem juntos, uma história sobre os meninos de cabelos azuis.
A escritora Jaqueline Finder Floriano, falou de sua trajetória para a publicação de seu primeiro livro de poemas: “A vida em versos”, e agradeceu a Célia Biscaia Veiga (presente ao evento), dona da editora Dialogar, pela oportunidade da publicação.
O poeta Sandro J. Erzinger comentou sobre seu gosto pela escrita de poemas e de sua participação em antologias e do grupo Zaragata, declamando o poema “Acordei na minha infância” de Elizabete Beckert.
A escritora Eliana Aparecida de Quadra Corrêa, relatou que sua vontade de escrever apareceu na infância, recitando o poema: “Escrever”. Após apresentou os livros: “Entrelinhas literárias”, o qual publicou dois causos e “Anais VII Abril Mundo” a qual publicou um artigo científico sobre o Boi-de-mamão.  Falou também de sua proposta de lançamento de um livro de poemas ainda para este ano: “Preciosidades”, finalizando com a declamação do poema “Criança tão bela”.
A escritora e pedagoga Márcia Cordeiro apresentou o Teatro de Lambe lambe com a peça teatral “A grande orquestra” encerrando com as atividades culturais deste sábado.



Atividades de sábado - Contação e Confraria

Grupo da organização

Alcione Pauli
Eliana Ap. de Quadra Corrêa
Malete T. cardoso
Rita de Cássia Alves


E.M. CAIC Francisco


Escritor Sandro J. Erzinger


Escritora Jaqueline Finder Floriano


Poeta Rita de Cássia Alves


Poeta Marinaldo de Silva e Silva


Confraria - 15/09/2012


Escritora Eliana Aparecida de Quadra Correa


Maria Cordeiro - Teatro de Lambe Lambe

Mais Fotos
















********************
Oficina de Escrita e apresentação de texto

No dia 11 de setembro de 2012 ocorreu na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin, no setor Infantojuvenil a oficina de Escrita e apresentação de texto com a professora Msc. Eliana Aparecida de Quadra Corrêa.
Com a presença de professoras e uma supervisora escolar seguiu-se o encontro com orientações de como produzir um resumo de projetos de leitura para participar do III Seminário de Práticas Leitoras do 16º Proler Joinville. Como também, sugestões de apresentação do projeto no evento.
Após, cada participante apresentou seu projeto, com relatos e fotos.
Para finalizar, apresentou-se o blog: prolerjoinville.blogspot.com para verificar os procedimentos de inscrição dos resumos.


*****************************

ENCONTRO VOO LIVRE

No dia 13 de setembro de 2012 ocorreu o encontro com o grupo Voo Livre, na UDESC. Com clima casamental, Eliana vestida de noiva, Marinaldo vestido de noivo e Rita de dama de honra adentraram a sala do grupo Voo Livre ao som da marcha nupcial. Sorrisos esboçaram e palmas aos noivos recém-casados.
Assim iniciou-se mais um encontro com o intuito de rememorar fases da vida, sendo este, “o dia do casamento”. 
Eliana deu sequência à atividade contando suas memórias sobre as núpcias de seu casamento e de como sua coroa acabou quebrando-se por causa do irmão curioso. Curiosidades como o quebra-caco, ritual de boa sorte aos noivos, registrado no livro “A comunidade conta sua história percorrendo o caminho da ilha” de Nelson Holz. Conforme os relatos este casamento de cultura alemã, ocorria na comunidade rural joinvilense da Estrada da Ilha, o qual os casamentos aconteciam com a ajuda da comunidade e duravam três dias de festejos com muita comida, música, danças e brincadeiras.
Rita declamou um poema de amor e enlace. E remeteu a ideia que escrever suas memórias precisa ser com prazer, com amor e sentimentos.
Marinaldo apresentou no datashow mais algumas escritas de memória do grupo, como os poemas e a delicadeza das palavras, a infância aos dez anos e a relação com a escola e os colegas e por fim o período da juventude com as memórias dos bailes, o primeiro beijo, a descoberta do amor. E para aflorar palavras em papéis, Marinaldo leu sua releitura da história da dona Baratinha, o qual aparece o irmão de um autor de cinema, estilo par perfeito para a dona Baratinha, que desconfiada resolveu não aceitá-lo como marido.




Enfim, hora de escrever memórias do casamento. Entre lembranças de véu de cinco metros, festa na casa do noivo e decorações com folhas de palmito e rosas, muitas histórias, risos e lágrimas envolveram este momento de produção memorial.


***********

VOO LIVRE

No dia 30 de agosto de 2012, deu-se continuidade ao trabalho realizado com o grupo Voo Livre (UDESC) de sensibilização à produção de textual de suas Memórias com a mediação de Eliana Ap. de Quadra Corrêa, Marinaldo de Silva e Silva e Rita de Cássia Alves. Durante o encontro foi proposta ao grupo leituras memoriais para instigar a vontade de escrever memórias. Eliana iniciou apresentando sobre o tempo dos bailes na juventude com os livros: “Memórias sobre namoros em Joinville na década de 1950” da historiadora Jeisa Rech. E sobre: “não dar Balaio”nos bailes de “Pequenas histórias de São Bento” organizado por Donald Malschitzky. Lembrou-se também da juventude do tempo que dançar três modas era considerado início de namoro.

Em seguida, Rita de Cássia leu o microconto escrito por ela denominado de “Rito de Passagem” e a crônica “A lembrança vem me buscar” escrita por Joel Gehlen e assim lembrou a todos como suas escritas estão delicadas e envolventes. Marinaldo apresentou a música “O baile da vida” de Ray Canniff e ao som de músicas leu os poemas dos senhores e senhoras, integrantes do grupo Voo Livre, preparado em apresentação ao datashow com olhares poéticos e imagens instigantes. Assim, Marinaldo falou da proposta de formar um livro artesanal intitulado: Poemas, memórias, histórias e declarações de amor à vida. Após leituras, conversas e reflexões, individualmente escreveu-se memórias da juventude. E para finalizar o encontro, leu-se a lenda “Moço bonito do baile”, relatado por Seu Luiz, para a dissertação de mestrado: Joinville: idas e vindas, mitos e memórias de Eliana Ap. de Quadra Corrêa.





************************

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DIA 25 DE AGOSTO

No dia 25 de agosto de 2.012 (sábado) ocorreu a contação de histórias na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin, às 10:00 horas no setor infantojuvenil. A comunidade presente ao evento foi recepcionada pelo contador de histórias Humberto Soares, que contou a história: Tatuí o príncipe dos palmitos de Luciane do Nascimento e Humberto Soares. Com os personagens Tatuí e Rana a história é contada fazendo reflexões sobe o meio ambiente e as atitudes dos seres humanos.

Após a contação de história houve o momento de autógrafos por Humberto Soares lançando o seu livro Tatuí o príncipe dos palmitos na Biblioteca Pública.
Tivemos também neste sábado, a visitação de alunos de duas escolas: Escola Municipal Hans Müller e a Escola _____________ que participaram da contação de histórias e da visita monitorada à Biblioteca Pública com o objetivo de participar do lançamento do livro Tatuí o príncipe dos palmitos.





Nenhum comentário: