Apresentação 'Trabalho Científico'





16º ENCONTRO PROLER

PUBLICAÇÃO EM CD (ONLINE) DOS RESUMOS APRESENTADOS NOS SEMINÁRIOS:

 3º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUAGENS, LEITURA E CULTURA
3º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS LEITUORAS



RESUMO



A pesquisa intitulada Joinville: idas e vindas, mitos e memóriasenfoca a cultura imaterial joinvilense. Causos e lendas narradas sob a ótica de idosos migrantes nascidos antes da década de 1950 são abordados como manifestação e representação popular e social da cidade. Investiga-se a literatura oral como representação social e literária. A análise é cronologicamente apresentada por meio do processo de migração e construção de identificações culturais em Joinville. Os olhares analíticos, apoiados em historiadores regionais, cruzam com os causos e as lendas relatados nas entrevistas de Luiza, Terezinha, Izabel, Maria Raimunda, Serafina, Hilda e Luiz, que foram gravadas e transcritas conforme a metodologia da história oral. A categoria utilizada para a análise dessas narrativas orais foi sustentada nos conceitos de mito, rito, símbolo, lenda e causo e em suas variações encontradas na literatura oral. Trata-se de histórias contadas em diversas localidades, mas que apresentam especificações conforme a cultura, o tempo e o espaço em que são contadas, porém sua representação é conservada. As narrativas coletadas são cotejadas com versões de Cascudo, Cascaes e Azevedo e sustentadas pela teoria da memória, cultura, identidade, tradição, velhice, de modo a explorar a cultura popular, passada de geração em geração, expressando identificações, práticas, representações, conhecimentos, técnicas, instrumentos, lugares e grupos que os reconhecem como patrimônio cultural imaterial.

Palavras-chave: causos e lendas; vozes de idosos migrantes joinvilenses; cultura imaterial.


RESUMO

Na busca de proporcionar aos alunos do Ensino Médio espaços de incentivos à leitura e valorização de poesias de poetas joinvilenses, fez-se necessário um estudo mais aprofundado das poesias locais e seus diversos tipos de expressão para que os estimulassem a ler e se deliciar com os poemas de forma prazerosa. Conforme proposta também se notou a importância de instigar nos educandos a criatividade e habilidades (escrita, ilustração, declamação, música, tecnologia) assim promovendo momentos que auxiliassem no processo educacional de transformação social, o de respeito mútuo e de prazer em aprender. Para tanto se propôs à construção do livro “Degustação poética”, com o intuito de promover no ambiente escolar um espaço de estudo, reflexão, leitura, criar e recriar poemas, buscando assim, o prazer de ler e o gosto pela poesia. O livro “Degustação Poética” foi elaborado através de uma antologia escrita por alunos poetas do Ensino Médio Noturno da EEB. Professora Jandira D’Ávila, localizada no bairro Aventureiro em Joinville, Santa Catarina. Esta produção nasceu da necessidade de proporcionar espaços de sensibilização à arte poética, principalmente a escrita local, valorizando o trabalho de ourives que nossos poetas joinvilenses apresentam em seus poemas.

PALAVRAS CHAVES: poesia joinvilense, leitura de poemas, escrita poética.

Organizadoras: Ana Lúcia Grossl
Eliana Aparecida de Quadra Corrêa
Maria Aparecida de Medeiros Walter
Adriana Dias Pereira Bouduan


------------------------------------------


PROLER 2012


16º ENCONTRO PROLER JOINVILLE

MEMÓRIA, ATUAÇÃO E PROJEÇÃO
UMA REFLEXÃO SOBRE OS 20 ANOS DO PROLER NACIONAL

01 A 03 DE OUTUBRO DE 2012

PALESTRAS
3º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUAGENS, LEITURA E CULTURA
3º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS LEITORAS

LOCAL: UNIVILLE

 POLÍTICAS PUBLICAS COM MARIA ANTONIETA CUNHA
MEMÓRIA, ATUAÇÃO E PROJEÇÃO - UMA REFLEXÃO SOBRE OS 20 ANOS DO PROLER NACIONAL, COM CARMEM PIMENTEL
PALESTRA COM ANDRÉ NEVES SOBRE ILUSTRAÇÃO E AS NARRATIVAS COM IMAGENS


ELIANA APRESENTANDO SEMINÁRIO



MINICURSO COM HILDA GIRARDI MEDEIROS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA ESTRATÉGIA AFETIVA, DE MEMÓRIAS, REFLEXÕES E TRAVESSIAS

RESGATE DE MEMÓRIAS E VALORES ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DO REFERENCIAL DE VIDA NA FORMAÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE.







--------------------------------------------



Curso Proler 2009






DO DIA 26 DE OUTUBRO A 30 DE OUTUBRO DE 2009, OCORREU O ENCONTRO PROLER 2009

FOMENTAR LEITURAS

DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA

1º FÓRUM DA LEITURA

DISCUSSÕES, APRESENTAÇÕES CULTURAIS

MINI-CURSOS

TROCAS DE EXPERIÊNCIAS EM COMUNICAÇÕES... E MUITO MAIS...

Nenhum comentário: