domingo, 18 de agosto de 2013

APRESENTAÇÃO EM PALHOÇA EM SETEMBRO DE 2011 VI SEMINÁRIO INTEGRADO E INTERINSTITUCIONAL NA UNISUL




REALIZADO EM 05 E 06 DE SETEMBRO DE 2011
E ORIGINOU O LIVRO DISCURSO, CIÊNCIA E CULTURA

MOSAICO DE HISTÓRIAS NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS

MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE DA UNIVILLE
MESTRANDA: ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA
ORIENTADORA: DRa. TAIZA MARA RAUEN MORAES

IDAS E VINDAS, HISTÓRIAS QUE MIGRAM COM SEUS INTERLOCUTORES

O Brasil é um país imenso cheio de gente que viaja para lá e para cá. Muitas pessoas saem do Nordeste para viver no Pará, Santa Catarina, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia, Amapá, Goiás e outros lugares. Famílias inteiras partem da região Sul e vão morar no Ceará, Maranhão, Pernambuco, ou Amazonas. [...]. Essas pessoas sempre partem com o sonho de construir uma vida melhor. Além de roupas e objetos pessoais, levam na bagagem sua cultura regional, ou seja, suas tradições, seu jeito de falar, as lembranças, as histórias que ouviram na infância, os versinhos e as adivinhas que aprenderam com os avós, as crenças, as brincadeiras e até o modo de preparar as comidas.
         Ricardo Azevedo

ESTUDOS CULTURAIS CONTEMPORÂNEO

OBJETIVO: Analisar a literatura oral como linguagem dando voz ao sujeito através das narrativas e estudar esta cultura imaterial como representação social conforme suas variações estudadas por estudiosos da literatura oral brasileira.

Como afirma AZEVEDO

As histórias orais “[...] sofreram todo tipo de modificação: fusões, acréscimos, cortes, substituições e influências. Em tese, numa simplificação, de um mesmo mito (narrativa sagrada arcaica) europeu, por exemplo, podem ter surgido infindáveis e variadas histórias, marcadas pelas diversas culturas.”

METODOLOGIA

         Qualitativa: pesquisa documental, bibliográfica e webgráfica.
         História oral: entrevistas com idosos.

GENEALOGIA DOS ESTUDOS CULTURAIS

         década de 50 inicia-se o estudo mais voltado a apreciação literária do cânone da alta cultura.
         Década de 60 identidade da classe operária vai ter sempre um componente político e conflitual.
          Com a fundação do centro de estudos culturais novos olhares por jovens teóricos para a análise das relações entre a cultura contemporânea e a sociedade e a cultura de massa e a políticas da cultura.
         O fenômeno da globalização e da migração no mundo contemporâneo provocou múltiplos questionamentos sobre a origem e sobre quem somos. Assim, para cada papel há identificações. Portanto, para a flexibilidade de transformações do “eu” é que cabe o conceito identificação proposto por Hall.
         década de 80 estudiosos como Barthes, Foucault e Derrida focaram na semiologia, analisaram discursos e sociedades sob as noções de descentramento, sujeitos e experiências, o psicológico e a politização social.
         Nos estudos culturais contemporâneo as questões das minorias e das preferias, a diferença dos discursos e sua produção cultural estão em debates.
         E as lendas, os mitos, os ritos, os causos são linguagens a serem estudadas para compreender as representações identitárias.

BOI-DE-MAMÃO

         Análise através dos COLETADORES: Cascudo, Azevedo, Pisani e pelo entrevistado Seu Luiz. E com questões de mito, rito, lenda e representação social.
         Ritos envolvendo dança e cantoria e mito épico da morte e ressurreição.
         Conforme os coletadores:  Através de brincadeiras e folguedos é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como Bumba-Meu-Boi ou Boi-Bumbá e no litoral catarinense com o nome de Boi-de-Mamão. 
         Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Muitos folguedos foram, com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas.

MEMÓRIAS DE SEU LUIZ

         Lenda do boi-de-mamão de São Francisco do Sul
         “Na nossa região é muito comum, a gente praticava, fiz vários brinquedos deste quando pequeno, criança, ensinado pelos meus pais e pelos irmãos mais velhos. O boi-de-mamão, conta a lenda que na época da páscoa, foi feito uma partilha, e pegaram o boi mais bonito, o gado mais bonito do rebanho e mataram para distribui na festa”.

REPRESENTAÇÕES

         BOI
         Morte e ressurreição de Cristo (Páscoa)contada por seu Luiz
         Tempo da colheita,período das festas dos Santos, contado por Pisani
         Festejo a vida, morte e ressurreição no período do natal e dia de Reis Por Azevedo
         Boi no presépio representa uma profecia que o messias apareceria entre dois animais, o boi e o burro. E que o boi representa o povo de Israel.
         Cascudo fala do Boi-de-mamão com o pau de fita representando a germanidade.
         Cascudo também diz que o ritual e os personagens tem função de critica social. 

Em Joinville
         Por muito tempo o Boi-de-mamão fez parte das ruas da cidade de Joinville com o objetivo de lazer aos moradores.
         Grupo Folclórico Entre Parentes.

         Projetos nas escolas.(Folclore)

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