REALIZADO EM 05 E 06 DE SETEMBRO DE 2011
E ORIGINOU O LIVRO DISCURSO, CIÊNCIA E CULTURA
MOSAICO DE
HISTÓRIAS NUMA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE DA UNIVILLE
MESTRANDA: ELIANA APARECIDA DE QUADRA CORRÊA
ORIENTADORA: DRa. TAIZA MARA RAUEN MORAES
IDAS E VINDAS, HISTÓRIAS QUE MIGRAM COM SEUS INTERLOCUTORES
O Brasil é um país imenso cheio
de gente que viaja para lá e para cá. Muitas pessoas saem do Nordeste para
viver no Pará, Santa Catarina, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia, Amapá,
Goiás e outros lugares. Famílias inteiras partem da região Sul e vão morar no
Ceará, Maranhão, Pernambuco, ou Amazonas. [...]. Essas pessoas sempre partem
com o sonho de construir uma vida melhor. Além de roupas e objetos pessoais,
levam na bagagem sua cultura regional, ou seja, suas tradições, seu jeito de
falar, as lembranças, as histórias que ouviram na infância, os versinhos e as
adivinhas que aprenderam com os avós, as crenças, as brincadeiras e até o modo
de preparar as comidas.
•
Ricardo Azevedo
ESTUDOS CULTURAIS CONTEMPORÂNEO
OBJETIVO: Analisar a literatura
oral como linguagem dando voz ao sujeito através das narrativas e estudar esta
cultura imaterial como representação social conforme suas variações estudadas
por estudiosos da literatura oral brasileira.
Como afirma AZEVEDO
As histórias orais “[...]
sofreram todo tipo de modificação: fusões, acréscimos, cortes, substituições e
influências. Em tese, numa simplificação, de um mesmo mito (narrativa sagrada
arcaica) europeu, por exemplo, podem ter surgido infindáveis e variadas
histórias, marcadas pelas diversas culturas.”
METODOLOGIA
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Qualitativa: pesquisa documental, bibliográfica e
webgráfica.
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História oral: entrevistas com idosos.
GENEALOGIA DOS ESTUDOS CULTURAIS
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década de 50 inicia-se o estudo mais voltado a
apreciação literária do cânone da alta cultura.
•
Década de 60 identidade da classe operária vai ter
sempre um componente político e conflitual.
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Com a fundação
do centro de estudos culturais novos olhares por jovens teóricos para a análise
das relações entre a cultura contemporânea e a sociedade e a cultura de massa e
a políticas da cultura.
•
O fenômeno da globalização e da migração no mundo
contemporâneo provocou múltiplos questionamentos sobre a origem e sobre quem
somos. Assim, para cada papel há identificações. Portanto, para a flexibilidade
de transformações do “eu” é que cabe o conceito identificação proposto por
Hall.
•
década de 80 estudiosos como Barthes, Foucault e
Derrida focaram na semiologia, analisaram discursos e sociedades sob as noções
de descentramento, sujeitos e experiências, o psicológico e a politização
social.
•
Nos estudos culturais contemporâneo as questões das
minorias e das preferias, a diferença dos discursos e sua produção cultural
estão em debates.
•
E as lendas, os mitos, os ritos, os causos são
linguagens a serem estudadas para compreender as representações identitárias.
BOI-DE-MAMÃO
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Análise através dos COLETADORES: Cascudo, Azevedo,
Pisani e pelo entrevistado Seu Luiz. E com questões de mito, rito, lenda e
representação social.
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Ritos envolvendo dança e cantoria e mito épico da morte
e ressurreição.
•
Conforme os coletadores: Através de brincadeiras e folguedos é
encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é
conhecido como Bumba-Meu-Boi ou Boi-Bumbá e no litoral catarinense com o nome
de Boi-de-Mamão.
•
Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e
raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses,
indígenas). Muitos folguedos foram, com o passar dos anos, incorporando
mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas.
MEMÓRIAS DE SEU LUIZ
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Lenda do boi-de-mamão de São Francisco do Sul
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“Na nossa região é muito comum, a gente praticava, fiz
vários brinquedos deste quando pequeno, criança, ensinado pelos meus pais e
pelos irmãos mais velhos. O boi-de-mamão, conta a lenda que na época da páscoa,
foi feito uma partilha, e pegaram o boi mais bonito, o gado mais bonito do
rebanho e mataram para distribui na festa”.
REPRESENTAÇÕES
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BOI
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Morte e ressurreição de Cristo (Páscoa)contada por seu
Luiz
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Tempo da colheita,período das festas dos Santos,
contado por Pisani
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Festejo a vida, morte e ressurreição no período do
natal e dia de Reis Por Azevedo
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Boi no presépio representa uma profecia que o messias
apareceria entre dois animais, o boi e o burro. E que o boi representa o povo
de Israel.
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Cascudo fala do Boi-de-mamão com o pau de fita
representando a germanidade.
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Cascudo também diz que o ritual e os personagens tem
função de critica social.
Em Joinville
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Por muito tempo o Boi-de-mamão fez parte das ruas da
cidade de Joinville com o objetivo de lazer aos moradores.
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Grupo Folclórico Entre Parentes.
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Projetos nas escolas.(Folclore)
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